segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Frente e FNU se reúnem com Moreira Franco

Representantes da Federação Nacional dos Urbanitários - FNU e da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental - FNSA, se reuniram no dia de hoje com o Futuro Ministro de Assuntos Estratégicos do Governo Dilma, Moreira Franco, na sede da FNU no Rio de Janeiro. O que motivou a reunião foi a informação de que o Plano Nacional de Saneamento - PLANSAB, hoje sob a Coordenação do Ministério das Cidades, passará a ser atribuição do Ministério. A posição da Frente e da FNU, foi a de que caso isso ocorra, é fundamental que não se perca todo o trabalho já desevolvido pelas entidades que vem construindo a proposta que norteia a construção do Plano, bem como que se continue sendo garantido os espaços de participação da sociedade. Além disso reafirmaram sua posição em defesa do saneamento público, contra a privatização, a necessidade de se criar um programa de recuperação e revitalização dos operadores públicos de saneamento e a desoneração do pagamento do PIS e COFINS para as empresas públicas de saneamento, com a condição de que esses recursos sejam reinvestidos no setor.
O Futuro Ministro afirmou que espera ter na Frente, na FNU, e nas demais entidades do movimento popular, parceiros no apoio para as ações que pretende desenvolver à frente do Ministério, e que tratará o saneamento e a questão dos resíduos sólidos como prioridade. Além disso, afirmou que o Ministério deve agir para solucionar problemas que estão colocados na ordem do dia e não só efetuar planejamentos para o  longo prazo, e que os problemas a serem enfrentados se concentram, sobretudo, nas regiões metropolitanas, com destaque para o saneamento. Afirmou ainda que que qualquer plano deve vir acompanhado de propostas de formas de financiamento para sua execução. Dessa forma, acredita, estará contribuindo para o que o principal projeto da presidente Dilma, de erradicar a pobreza no País, seja cumprido.
Assim que o futuro Ministro assumir, novo encontro deve acontecer.

Participaram do encontro, pela FNU: Franklin Moreira, presidente da FNU, Luiz Gonzaga Tenório, diretor da FNU, Magno dos Santos, Secretário Geral da FNU e Edson Aparecido da Silva, Coordenador da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário